A FUSÃO DE SABORES DO NIKKO JAPANESE FUSION

Por Veron Campos - 14/05/2015

UMA COMBINAÇÃO DE TÉCNICAS E INGREDIENTES DE DIFERENTES COZINHAS 

Continuando minha lista das melhores opções gastronômicas da capital pernambucana, fui apreciar as delícias servidas pelo Nikko Japanese Fusion. E, como o próprio nome indica, há nele uma verdadeira mistura das culinárias do Japão, Tailândia e Peru.

Mas uma das coisas que me chamou a atenção, além da comida, é o porquê do nome do restaurante (sou movido a curiosidade). Pesquisando, descobri que Nikko é uma cidade japonesa localizada na fria e montanhosa província de Tochigi, ao norte de Tóquio. Famosa por conservar as tradições da arte em origami. E, por falar em Origami, ele é o símbolo do restaurante, representado pelo Tsuru (ave sagrada no Japão).

IMG_6862
Nikko de Boa Viagem: fusão inusitada de sashimi com foie gras. Destaque para o pé direito alto do grande salão e as grandes luminárias coloridas no teto.
IMG_6865
Decoração moderna e contemporânea no Nikko Japanese Fusion de Boa Viagem. Destaque para a cabine utilizada pelos DJ’s em dias mais badalados.

Passemos, então, ao primeiro prato da noite que vem com Foie Gras, uma das maiores iguarias da culinária francesa: o Cannes (sashimi de atum com escalopes de Foie Gras maçaricado e gelatina de manga com ágar-ágar).  Para acompanhá-lo o refrescante drink Ketel Pineapple One, feito com purê de abacaxi, soda de limão siciliano, vodka e esferificação de melancia (bolinhas da fruta). Mais chique e saboroso, impossível!

IMG_6816
O primeiro prato servido, o Cannes, é um verdadeiro pitéu: atum, foie gras maçaricado e gelatina de manga com ágar-ágar.
IMG_6815
Ketel Pineapple One: combinação perfeita do purê de abacaxi, limão siciliano, vodka e esferas de melancia.

Com a degustação do primeiro prato já puder ter uma ideia das surpreendentes combinações entre a cozinha japonesa e outros ingredientes nobres europeus. Sem dúvida a proposta de fundir elementos tão diferentes resultou numa explosão de sabores.

O segundo prato foi um refrescante e delicioso Carpaccio de Polvo. Nele eu destaco a pegada forte do confit de alho com amendoim

IMG_6822
O Carpaccio de Polvo – leve e refrescante – leva azeite de limão siciliano, confit de alho com amendoim e pasta de missô desidratada.

Quando eu achei que o primeiro prato servido (com foie gras) seria o melhor, chega outro que me surpreendeu ainda mais. E, de tão saboroso, fiquei com ele na minha memória olfativa. Comeria facilmente várias porções. Anote bem o nome do prato: Mônaco. Ele vem com sushi de salmão na manteiga clarificada de foie gras, flor-de-sal e molho de missô. Essa manteiguinha com foie gras é simplesmente divina!

IMG_6833
Mônaco – um dos pratos mais saborosos do Nikko Japanese Fusion. Niguiri maçaricado na manteiga de foie gras e molho missô.

A quarta opção da noite foi o Nazca – um tiradito (prato peruano primo do ceviche) de peixe branco com molho Aji amarelo, brotos de coentro, pimenta dedo de moça e cebolas caramelizadas. Esse molho Aji amarelo é feito com uma pimenta peruana. Possui leve picância e um sabor delicioso.

IMG_6835
Nazca – tiradito de peixe branco com o molho aji amarelo peruano. Para aromatizar, brotos de coentro.

O próximo prato servido é proibido para mim, que tenho alergia a crustáceos. No entanto, eu não poderia escrever algo a respeito sem ao menos prová-lo. Sendo assim, arrisquei-me numa micro porção do Honduras – tiraditos de lagosta com molho de leite de coco, pimenta dedo de moça, brotos de coentro, cebolas roxas e azeite de tomate. Como eu não sou muito fã de lagosta e outros crustáceos, talvez pelo trauma que passei há tempos atrás em Las Vegas (risos), foi o único prato que não me animou.

IMG_6841
Honduras: outro prato “made in Peru” do Nikko de Boa Viagem.

O seguinte acepipe da noite foi um combinado composto por Jojo Spice de Salmão, Jojo Tradicional, Filadélfia de Salmão, Acelga de Spice Tuna com Farofa de Pimenta Rosa e Acelga Rosa com Salmão Grelhado.

IMG_6877
Combinado com 18 peças: Jojo Spice de Salmão, Jojo Tradicional, Filadélfia de Salmão, Acelga de Spice Tuna com Farofa de Pimenta Rosa e Acelga Rosa com Salmão Grelhado.

Para emendar e fechar a noite com “chaves-de-ouro” (nossa que clichê), mais três pratos: Sushis de Salmão com Manteiga de Hondashi (molho oriental à base de peixe), Atum Maguro Foie GrasGuiozas de Carne Suína e de Pato com Shitake, considerado o melhor guioza de Pernambuco. E, mais uma vez, temos uma explosão de sabor com a maciez do atum com as ovas de massago.

IMG_6855
Sushi de Salmão com manteiga de Hondashi.
IMG_6846
Atum Maguro Foie Gras: com ovas de Massago e cebolinha.
IMG_6887
Guiozas de carne suína e de pato com shitake.

Ah, mas não podemos esquecer das sobremesas, pois há sempre um lugarzinho no estômago para elas. E elas vieram fartas, haja vista a opulência da Tortinha Saint-Honoré (massa folhada recheada de doce de leite, chantilly e sorvete de creme). Ela é tão opulenta que nem precisava do tradicional Petit Gateau de chocolate. Entretanto, me dobrei à cremosidade desse petit gateau. 

IMG_6888
Tortinha Saint-Honoré e o clássico Petit Gateau de chocolate.

Assim continuamos nosso tour pelas delícias gastronômicas do Recife. Muitas estão por vir! Se vocês tiverem outras dicas legais ou alguma sugestão, por favor, comentem. Para você quais são os lugares mais incríveis da capital Pernambucana e do interior? Compartilhe aqui! Vou adorar saber e respondê-las.

Acompanhem minhas publicações diárias no Instagram, assim como na minha página no Facebook. Inscreva-se no Canal do Youtube e assista aos vídeos das viagens que estão super legais.

♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦♦

NIKKO JAPANESE FUSION

Av. Conselheiro Aguiar, 1712 – Boa viagem, Recife – PE

 VEJA TAMBÉM:
IMG_7786
OS NOVOS PRATOS DO KISU JAPANESE CUISINE
IMG_6887
A FUSÃO DE SABORES DO NIKKO JAPANESE FUSION

 

Posts relacionados

Recife Coffee realiza sua sexta edição com 25 cafeterias

Buser chega a Pernambuco oferecendo viagens de graça

O surpreendente Vale do Catimbau

Comente pelo Facebook