LAGOSTA A GOSTO, O NOVO FESTIVAL DO OFICINA DO SABOR

Por Isaías Farias - 22/08/2016

Os apaixonados por lagosta já tem endereço certo em Pernambuco: o Festival Lagosta a Gosto do Oficina do Sabor. O Viagem Sem Bagagem esteve no lançamento!

A lagosta – pescada principalmente nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco – é a nova protagonista da terceira edição do Projeto Sabores de Pernambuco que o chef César Santos preparou para o seu Oficina do Sabor. O crustáceo, considerado um dos mais nobres do mar e de cuja cabeça quase nada se come, tem sabor suave, textura agradável, baixo teor de gordura, fácil digestão e é rico em proteínas. Com tantas qualidades e tanto brilho, o pescado da família dos palinurídeos vem em lindas e versáteis apresentações, acompanhadas com ingredientes regionais, muitos aromas, cores, sabores e a alegria que o chef transmite a suas criações.

Esse festival segue os mesmos moldes dos dois festivais anteriores (veja aqui e aqui) e é composto por entrada, prato principal, sobremesa e uma taça de vinho por R$88,00. Além disso, quem pedir esse menu concorrerá a um jantar especial preparado pelo chef na residência do ganhador da promoção.

Ao ponto e para abrir o paladar, são oferecidas três opções de entrada. O Viagem na Maionese é uma delas. Uma combinação de lagosta com batatas e maçã verde ao molho de maionese.

IMG_5931
Viagem na maionese

 

Outra opção de entrada que tivemos o prazer de degustar foi o Hambúrguer de Lagosta, numa versão grelhada montada num pão tabica, ao molho de maionese especial do chef, acompanhada com um mix de folhas verdes e batatas rasgadas ao perfume de azeite cítrico. As caudas de lagosta da Qualimar também são o insumo principal da Lagosta Tropicália que vem marinada ao molho de ervas frescas com uma reconfortante saladinha cítrica.

IMG_5945
Hambúrguer de Lagosta & Lagosta Tropicália

 

As sugestões de pratos principais também são em três. Experimentamos a Lagosta Coral, grelhada na casca e acompanhada por três azeites aromatizados, legumes na manteiga e farofa de ovo e cenoura; e a Lagosta aos Coqueiras de Pernambuco, uma justa homenagem ao estado que vem num suculento molho de coco, acompanhado de purê de banana e arroz de castanha.

IMG_5952
Lagosta Coral & Lagosta aos Coquerais de Pernambuco

 

A sobremesa escolhida para fechar este menu especial foi o Coco que te quero coco, remanescente do primeiro festival De Tudo Um Coco. Vem com cocada mole, pudim de coco, maria-mole e sorvete de coco.

IMG_5974
Nós, o Chef César Santos e a sobremesa Coco que te quero coco, sucesso remanescente do Festival de Tudo Um Coco

 

Apesar da lagosta ser um dos pescados mais ameaçados de extinção, aqui foram usados, segundo o chef, produtos certificados com respeito ao período de defeso e ao manejo ambiental.

 

PROJETO SABORES DE PERNAMBUCO | Festival Lagosta a Gosto 

Quando: até 10/09/16

Quanto custa: R$88,00 (entrada + principal + sobremesa + taça de vinho)

 

VEJA AQUI OS FESTIVAIS ANTERIORES:

Festival de Tudo um Coco

Festival Um Porco de Tudo

 

OFICINA DO SABOR

Rua do Amparo, 335

Cidade Alta – Olinda / PE

Fone: (81) 3429.3331

*Todas as fotos são do Viagem Sem Bagagem. Direitos reservados ©.

Posts relacionados

Buser chega a Pernambuco oferecendo viagens de graça

O surpreendente Vale do Catimbau

Porto de Galinhas promove 1ª edição do Visit.Pernambuco – Travel Show.

Comente pelo Facebook