LAGOA DOS GUARAÍRAS – TIBAU DO SUL (RN)

Por Veron Campos - 24/09/2016

Em Tibau do Sul, a principal atração é o passeio de barco pela águas verdes e calmas da Lagoa dos Guaraíras, com direito a banho de lama no manguezal, passagem de golfinhos e uma parada para desfrutar de um churrasco num banco de areia no meio da lagoa.  

Águas mansas, um lagoa que deságua no mar, falésias escarpadas com vegetação ainda nativa, manguezais repletos de vida marinha e golfinhos ariscos e saltitantes formam um conjunto de atrações naturais irresistíveis na encantadora Lagoa dos Guaraíras. Localizada no pequeno município de Tibau do Sul (RN), a lagoa está distante do centro de Pipa a aproximadamente 7 km. Do hotel onde estávamos hospedados – o Sun Bay Hotel – pegamos a RN-003, com sua pista estreita e sinuosa, e em mais ou menos 15 minutos estávamos na Rua da Praia, que culmina na agradável orla da lagoa, ponto de partida dos barcos da Pipa Park Passeios Náuticos para a principal atração de Tibau do Sul.

img_6685
A Lagoa dos Guaraíras em Tibau do Sul – RN

 

A lagoa – que possui oito quilômetros navegáveis e mais de dois quilômetros de largura – forma uma linda baía, circundada por manguezais, trechos da Mata Atlântica e falésias oriunda da ação erosiva do tempo. Segundo o nosso simpático guia, a lagoa já foi totalmente fechada e de águas puramente doces, sem contato algum com o mar. Em 1924, as águas da lagoa irromperam, devido à construção de um canal, causaram destruição no pequeno povoado e abriram uma estreita saída para o mar – a que se vê hoje em dia. É exatamente no trecho em frente à travessia Malembá – Tibau do Sul, onde fica a Barraca Solar da Praia – o ponto de apoio de onde partiu a nossa embarcação com capacidade para 22 pessoas.

Durante o tour pela lagoa – que tem a duração de uma hora – pudemos avistar grupos de ariscos golfinhos. De tão velozes, não conseguimos clicá-los com nossas câmeras. No entanto, pude ver de perto pequenos grupos que se aproximavam do barco e faziam saltos, como se estivessem se exibindo as nossas lentes. Após a passagem pelos cetáceos, navegamos por entre um sinuoso braço de lagoa margeado por uma densa vegetação de mangue, onde pudemos ver outra rara espécie da fauna local – a garça azul, que na verdade tem uma plumagem cinza ardósia.

Continuamos navegando por uma paisagem que lembrava um estreito braço de rio, onde a vegetação ficava cada vez mais densa. Chegamos, então, na primeira parada dentro da Lagoa dos Guaraíras para o banho de lama (argila), que é retirada do fundo do mangue, quando a maré está baixa. Passada no corpo em movimentos circulares, pude realmente sentir seu poder esfoliante e refrescante sobre a pele.

g0038831
Passeio de barco pelo interior da lagoa e uma parada para o banho de lama no manguezal

 

Seguimos lagoa a dentro para a segunda parada num pequeno banco de areia localizado no meio das sossegadas águas. Lá, uma espécie de balsa de madeira atracada ao lado fazia o serviço de apoio com uma bar que servia bebidas tropicais acompanhadas com espetinhos muito bem feitos, em que se destacavam os de camarão, queijo de coalho e cubinhos de peixe. Cadeiras e mesas de plástico posicionadas no filete de areia davam a impressão de flutuar por cima das águas do que se parecia uma baía.

20160911_105355
Banco de areia no meio da lagoa. Parada para caminhadas sobre as águas
img_6717
No meio da lagoa de águas calmas muito sossego, drinks e petiscos
img_6692
Passeio que tem a duração de uma hora é realizado pela Pipa Park Passeios
20160911_110942
No barco de apoio drinks tropicais e espetinhos de camarão, peixe e queijo coalho
20160911_111635
Espetinhos de camarão e de queijo de coalho e caipifruta de kiwi

 

⇒ SAIBA MAIA SOBRE OS PASSEIOS DA PIPA PARK – PASSEIOS NÁUTICOS

» Os passeios funcionam todos os dias durante o ano inteiro. Começam a partir da 9 h 30 min e vão até o pôr-do-sol.

» A duração é de uma hora.

» Para agendamento, entre em contato com a Maressa Barreto

Fone: (84)99999-9870 / 99421-6920

E-mail: maressab.m.adv@gmail.com

 

VEJA AQUI DICAS QUENTES PARA SUA VIAGEM A PIPA:

⇒ Onde Ficar: com uma localização privilegiada na principal avenida de Pipa, o Sun Bay Hotel possui um vista linda para a Baía dos Golfinhos (leia aqui o nosso review).

⇒ Onde Comer: veja nossos reviews completos onde se come muito bem em Pipa.

Espaço Lampião Restaurante

O Tal do Escondidinho

Amô Restaurante e Tapiocaria

 

PARA O DESLOCAMENTO DE NATAL A PIPA: 

Usamos o Transfer da Marazul Receptivo e Passeios 

 

⇒ Veja aqui também um dos top 5 melhores passeios em Natal feitos com a Marazul Receptivo e Passeios: PARRACHOS DE MARACAJAÚ

 

Seguro viagem geral 728x90

Posts relacionados

5 destinos para fazer turismo rural no Brasil

Kilombo Villas: santuário ecológico paradisíaco no RN

Vai viajar? Conheça cinco destinos brasileiros para aproveitar e registrar lembranças incríveis

Comente pelo Facebook