O QUE FAZER EM FRIBURGO, UM DOS MAIS LINDOS CENÁRIOS MEDIEVAIS DA SUÍÇA

Por Veron Campos - 19/12/2017

Da impressionante Catedral de São Nicolau ao bondinho Funiculaire que liga a cidade alta à cidade baixa, Friburgo abriga cenário medial preservado em meio à exuberante natureza.

Friburgo, Fribourg (em francês) ou Freiburg (em alemão) é uma cidade calma e cheia de contrastes. De um lado, a cidade alta, cosmopolita, moderna e com muitos universitários; do outro lado, na cidade baixa, uma profusão de construções históricas bem preservadas separadas pelo Rio Sarine e ligadas por pontes que remontam à época medieval. É esse cenário repleto de colinas verdejantes que avistamos – do alto do nosso quarto no NH Hotel Fribourg – a imponente torre da Catedral de São Nicolas, o principal símbolo da charmosa Friburgo.

Vista da parte alta da cidade de Friburgo. Ao centro, a torre da Catedral de São Nicolas.

FRIBURGO PARA SE LOCALIZAR

Friburgo foi fundada em 1157 pelo Duque Berthold IV e abriga um dos maiores conjuntos arquitetônicos medievais da Europa com mais de duzentas fachadas bem preservadas desse período histórico. A cidade também é conhecida por ser a cidade natal do famoso artista contemporâneo Jean Tinguely, um dos fundadores do movimento artístico chamado de Novo Realismo.

Situada na parte francesa da Suíça, numa península rochosa, cercada pelo Rio Sarine, Friburgo tem cerca de 40 mil habitantes, sendo a capital do Cantão de Fribourg. Sua população é bilíngue, com 70% dos habitantes falando francês e 30%, alemão. No entanto, o inglês é compreendido por boa parte da população. Apesar de pequena, a cidade é o centro administrativo de toda a região do cantão (que também inclui a pequena Vila de Gruyère) e quartel-general de várias companhias. Além disso, abriga um grande centro universitário, com escolas de engenharia, arquitetura e ciências, sendo 20% dos estudantes provenientes dos cinco continentes.

Fribourg, Switzerland

O QUE FAZER EM FRIBURGO – SUÍÇA

Da Ponte de Neuveville tivemos uma das melhores visões panorâmicas da Cidade Antiga

1 – CATEDRAL DE SÃO NICOLAS

A Catedral de São Nicolas, também chamada de Catedral de Friburgo está situada no Distrito de Bourg, no meio do centro histórico. É uma joia da arquitetura gótica construída entre os anos de 1182 e 1490. Seu conjunto de vitrais no estilo Art Nouveau são um dos mais impressivos da Europa. Para acessar o topo da torre da catedral é necessário subir uma escada em espiral com 365 degraus. Do alto dos seus 74 metros de altura, é possível ter uma das melhores vistas panorâmicas da cidade.

2 – OS CHAFARIZES DE FRIBURGO

Friburgo abriga doze fontes históricas (chafarizes) renascentistas ao longo das sua praças e boulevards. Vale muito a pena parar para observar a riqueza de detalhes e adornos das suas colunas. Uma delas é a Fonte de São George, localizada em frente a Prefeitura de Friburgo, que traz a escultura de São George montado a cavalo, matando um dragão, sobre uma coluna em estilo Gótico e Renascentista. Outra bela fonte é a do Homem Selvagem, localizada próxima a estação inferior do bondinho e que data do período do Renascimento entre 1626 e 1627.

3 – O BONDINHO FUNICULAIRE

É uma das atrações mais pitorescas e curiosas do centrinho de Friburgo. Foi aberto em 1899 e liga a Vila de Basse (na parte de baixo) ao centro, situado na parte alta.

4 – CONJUNTO ARQUITETÔNICO DO HÔTEL DE VILLE (PRÉDIO DA PREFEITURA)

Localizado na parte antiga da cidade e finalizado em 1522, o largo possui um histórico conjunto arquitetônico formado pelo antigo Hôtel de Ville que hoje abriga o Parlamento, o Tribunal do Cantão e a torre da prefeitura com o relógio no topo.

5 – A CIDADE VELHA 

Na cidade velha há uma grande concentração de igrejas, monumentos e fontes que datam dos séculos XII a XVII. Vale muito caminhar pelo quarteirões de Bourg, Auge e Neuveville, cuja vista para o vale do Rio Sarine é um verdadeiro cartão-postal.

6 – A VILA DE BASSE (“BASSE-VILLE) 

A “Basse-Ville” é um dos nomes dados a uma das regiões que formam a parte antiga de Friburgo. Após descer pelo Funiculaire, siga para a Rue de la Neuveville e contemple o bem preservado casario medieval.

Vista da Basse-Ville, que forma o sítio histórico de Friburgo

7 – VISITE AS PONTES DE FRIBURGO

Friburgo também é bastante conhecida por suas pontes (algumas delas medievais) que atravessam o Rio Sarine. A Ponte de Zaehringen fica próxima a Catedral de Fribourg. Construída em 1924, é uma homenagem a família Zähringen, que fundou a cidade em 1157. Já a Ponte du Milieu foi construída na segunda metade do século XIII, feita de pedras e com quatro arcos em forma de ponta.

ONDE SE HOSPEDAR EM FRIBURGO

Nos hospedamos no NH Hotel Fribourg, localizado em frente ao Parque Grand-Places e a poucos passos da estação de trem de Friburgo. A propriedade, membro da NH Hotel Group, oferece delicioso café-da-manhã e vista panorâmica para a cidade antiga.

SOBRE O FRIBOURG CITY CARD

Durante nossa visita a Fribourg, utilizamos o Fribourg City Card. Vendido na opção de 1 dia (20 Francos Suíços – adulto) ou 2 dias (30 Francos Suíços – adulto), oferece acesso gratuito ao sistema de transporte público, acesso a 14 museus, além de várias atrações do destino, como o Funicular, a Torre da Catedral de Fribourg e o Museu de Marionetes. Você pode comprá-lo no escritório de turismo na Place Jean-Tinguely 1.

DISTÂNCIAS ATÉ FRIBURGO

De La Gruyères para Fribourg: 1 h (de trem)

De Zurique para Fribourg: 1 h 26 minutos (de trem)

Do Aeroporto de Genebra para Fribourg: 1 h 46 minutos (de trem – direção Lucerna)

Da Riviera Suíça de Montreux para Fribourg: aproximadamente 1 hora de trem

De Lausanne para Fribourg: 57 minutos (de trem – direção Lucerna)

 

+ Onde se hospedar em Friburgo (Suíça)

+ Veja todas nossa dicas sobre Genebra

+ Nosso roteiro em Zermatt

+ O que fazer em Montreux (Riviera Suíça)

+ O que fazer em Vevey (Riviera Suíça)

 

SOBRE A VIAGEM A FRIBURGO

Veron Campos viajou a Fribourgo a convite do Fribourg Tourisme et Region, o órgão oficial de turismo da região, com apoio do NH Hotel.

Site oficial do destino: www.fribourgtourisme.ch

Posts relacionados

As atrações da temporada de inverno de St. Moritz

Temporada de inverno na Suíça reúne arte e esqui

5 hotéis incríveis para se hospedar na Suíça

Comente pelo Facebook