Rei David é o novo espetáculo do Museu da Torre de David

Por Veron Campos - 19/03/2018

Projeção audiovisual conta a história da figura bíblica e abre ao público dia 1º de abril, em Jerusalém

Rei David é a nova experiência noturna do Museu da Torre de David, na qual a impressionante história do pastor que se tornou rei ganha vida em uma produção cinematográfica projetada nas paredes e escavações arqueológicas da antiga cidadela. A novidade se junta a Noite Espetacular, outro espetáculo noturno oferecido pelo complexo, que conta a história de Jerusalém.

A direção artística aproveitou a torre do Rei Herodes construída há 2 mil anos e as paredes construídas pelos Asmoneus há 2.200 anos como pano de fundo para o show. A exibição combina filme e um elenco de cerca de 50 atores, animação, arte e ilustração para que as antigas muralhas da cidadela sejam banhadas em cores criando uma produção multidisciplinar.

Pela relação de David com a música, a trilha sonora foi criada com igual importância.  Um sistema de som 5.1 é usado para que o público esteja completamente rodeado por som e se sinta conectado ao local e à história. As composições combinam influências clássicas, modernas e litúrgicas e terminam com um concerto contemporâneo em homenagem ao Rei, com uma variedade de instrumentos musicais espalhados por toda a cidadela que tem seu nome. Os projetores foram escolhidos pela qualidade de sua projeção de alta definição e sua capacidade de mapear imagens nas pedras antigas das muralhas da cidadela. O projeto trabalha com lâmpadas ecológicas, que não possuem mercúrio.

Umas das figuras históricas com maior identificação com a cidade, David tem sido a inspiração para artistas há séculos e é comumente retratado na arte. Grandes pintores e escultores capturaram seu heroísmo e as imagens antigas de David em manuscritos e mosaicos contam a história do Rei de Jerusalém. O público vivencia uma emocionante turnê virtual entre as grandes obras de arte de Chagall, Matisse, Michelangelo que servem como homenagem aos artistas que imortalizaram a imagem do célebre Rei David.

As projeções serão realizadas nas noites de segundas, quartas e quintas-feiras e sábado, com até quatro apresentações por noite. A capacidade total é de 420 pessoas e a visita total, incluindo a retirada de ingressos, dura aproximadamente uma hora. O local é acessível para cadeirantes e recomendado para visitantes de todas as origens e idiomas. Há ingressos combinados disponíveis para visitas diurnas ao Museu e para os espetáculos noturnos. Para mais informações: www.tod.org.il

Posts relacionados

Principais festivais de design e arquitetura do mundo

Israel é um dos melhores destinos para viajar em 2020

Jerusalém, uma experiência histórica que transcende à religiosidade

Comente pelo Facebook