Emirates reafirma seu compromisso verde no Dia Mundial do Meio Ambiente

Por Veron Campos - 05/06/2020

Companhia financia projetos de proteção da vida selvagem no Deserto de Dubai e adota medidas para a redução das emissões de carbono.

Enquanto as pessoas de todo o planeta continuam combatendo a pandemia, uma outra causa chama a atenção do mundo para fazer uma pausa e refletir sobre a “Hora da Natureza”, tema do Dia Mundial do Meio Ambiente da ONU, comemorado em 5 de junho.

A Emirates, consciente do seu papel no ecossistema natural do planeta, continua progredindo para atingir seus objetivos ambientais. A companhia aérea apresentou seu desempenho ambiental em seu relatório financeiro anual de 2019-20, apresentando uma imagem holística e o contexto das suas realizações.

Uma causa importante e central para a Emirates é manter a vida selvagem em seu habitat. A companhia aérea está comprometida com o combate ao comércio ilegal de animais silvestres, evitando que vivam como animais de estimação ou o uso de suas partes, como couro e presas, em alimentos, remédios, couros exóticos, bijuterias e ornamentos, que juntos movimentam cerca de US$ 20 bilhões por ano.

A Emirates atua de forma ativa no setor e globalmente, além de ser membro da United for Wildlife, ROUTES (Reducing Opportunities for Unlawful Transport of Endangered Species) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC – World Travel and Tourism Council).

A Emirates mantém a política de tolerância zero para o transporte de espécies proibidas, troféus de caça ou qualquer produto associado a atividades ilegais envolvendo a vida selvagem. A equipe em terra da companhia aérea recebe treinamento sobre os Regulamentos para Transporte de Animais Vivos da IATA e suas políticas internas, e mais de 2.500 funcionários de serviços aeroportuários foram treinados no ano passado para reconhecer e denunciar cargas suspeitas. Os funcionários têm acesso a um canal de denúncia dedicado para interromper o comércio ilegal. A conscientização dos clientes foi intensificada por meio de entrevistas, programas e filmes sobre a vida selvagem no ice, o sistema de entretenimento a bordo da Emirates e revistas a bordo.

Os esforços da Emirates nas áreas de conservação da vida selvagem são bem conhecidos. Há mais de 10 anos, a companhia aérea ajuda a proteger a extraordinária flora e fauna da Austrália no Emirates Wolgan Valley, o resort de conservação em Nova Gales do Sul. O resort trabalhou com a colaboração da comunidade local para evacuar os animais da região enquanto ocorriam incêndios em todo o país no ano passado. Envolvendo os hóspedes que atuaram como voluntários, o resort criou um banco com mais de um milhão de sementes de 25 espécies nativas locais, que desempenharão um papel vital no reflorestamento das áreas afetadas. Animais selvagens nativos, como cangurus, wallabies, vombates, répteis e aves, já foram levados de volta à região.

Emirates Wolgan Valley Resort – Austrália (Imagem: divulgação)

A parceria de 20 anos da Emirates com a Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (DDCR – Dubai Desert Conservation Reserve) continuou desenvolvendo programas bem-sucedidos para rastrear, manter e reintroduzir espécies nativas da vida selvagem, como o órix da Arábia, a gazela árabe e a gazela da areia. Em janeiro, a reserva devolveu 250 abetardas de MacQueen ao seu habitat natural, uma conquista notável. O DDCR continua líder regional em pesquisa ecológica, colaborando ativamente com universidades locais e internacionais. Em 2018, a reserva foi aceita como candidata ao Programa da Lista Verde de Áreas Protegidas e Conservadas da IUCN, um padrão global para as áreas protegidas com gerenciamento mais eficiente do mundo.

Órix da Arábia na Reserva de Conservação do Deserto de Dubai (Imagem: divulgação)

A redução das emissões de carbono é um tema central da estratégia de sustentabilidade ambiental da Emirates, sustentada por sua frota jovem, de tecnologia avançada, com idade média de apenas 6,8 anos. O abrangente programa de eficiência de combustível da companhia aérea, que analisa e implementa medidas para reduzir a queima e as emissões desnecessárias de combustível, sempre que viável em termos operacionais, garantiu a melhoria de 1,9% na eficiência de combustível de passageiros durante o ano todo. Com os esforços da companhia aérea para otimizar os planos de voo e o abastecimento do combustível, garantindo segurança e integridade operacional, foram economizadas cerca de 38 mil toneladas de combustível, isto é, cerca de 120 mil toneladas de emissões de CO2 deixaram de ser lançadas na atmosfera. Esses números foram obtidos com o uso de metodologias baseadas em dados e programas de conscientização para os pilotos.

A Emirates está comprometida com a gestão ambiental e usa o poder da colaboração, consenso e mudança em todo o seu ecossistema – desde a elaboração de políticas internas até a capacitação dos funcionários e a implementação de padrões com parceiros e fornecedores. No ano passado, a equipe de liderança do Grupo Emirates aprovou uma Estrutura Ambiental atualizada e, ao longo do ano, a companhia aérea tomou medidas positivas, grandes e pequenas, para obter um progresso impressionante.

*Texto e fotos por divulgação

Posts relacionados

Emirates homenageia mulheres na aviação

Emirates torna Dubai ainda mais atrativa na temporada de inverno com extensão de ofertas do ‘My Emirates Pass’

Emirates passa a oferecer serviço diário para Phnom Penh, capital do Camboja

Comente pelo Facebook