IL PASTIFICIO – A VERDADEIRA COMIDA ITALIANA EM RECIFE

Por Veron Campos - 06/07/2015

Nessa semana que passou – na qual fui a vários restaurantes – tive o prazer de encontrar um pedacinho da Itália em Recife. Isso mesmo! Comida italianíssima, super caseira, feita com máquinas MADE IN ITALY e por um chef e sua simpática esposa. Eles (a Giovanna e o Paolo Cacitti) aportaram por essas bandas de cá e trouxeram consigo tudinho do país da BOTINHA. Um mimo! Um amô!

Esse delicioso fragmento italiano chama-se IL PASTIFICIO e fica no bairro de Boa Viagem. Sua tradução ao pé-da-letra é fábrica de massas. Logo já dá pra entender que o chef Paolo põe a mão na massa e, usando a farinha de grano duro importada de lá, fabrica os mais deliciosos pratos da cozinha italiana. Tudo feito com ingredientes frescos, artesanais e usando matérias-primas selecionadas.

Vem comigo que vou te mostrar nesse post o que se comeria numa típica TRATTORIA italiana! CAPICHE?!

GOPR2708
IL PASTIFICIO – BOA VIAGEM – RECIFE
GOPR2736
UMA AUTÊNTICA TRATTORIA ITALIANA EM PERNAMBUCO

Pelas fotos já deu pra perceber que o ambiente é autêntico e alegre como as tradicionais famílias italianas. E logo ao entrar, fui gostando das cores, dos móveis e do cheirinho das massas fresquinhas que saiam da cozinha. Vi tudinho sendo preparado na hora e saindo direto pro balcão.

Um fato que me chamou bastante atenção é que eles não possuem cardápio fixo. O menu, que está escrito num quadro, é alterado diariamente. Isso é porque os pratos são feitos de acordo com os produtos mais frescos encontrados no dia. Sendo assim, a cada semana novos pratos são criados. Não é interessante?! E o leso aqui tava procurando o cardápio! RISOS

GOPR2714
IL PASTIFICIO

G0032698

GOPR2717
MASSAS ARTESANAIS FEITAS SEM CONSERVANTES OU ADITIVOS QUÍMICOS

Só pra vocês entenderem melhor, lá funciona no seguinte esquema: você pode pedir e comer na hora os pratos elaborados pelo chef ou então comprar as massas, molhos, antepastos e levar para casa (TO GO). Aí você finge pro seus convidados que foi você quem fez tudo sozinho! AHAHAHA

Mas não apenas massas e antepastos. Há também várias sobremesas deli-deli-deli já prontas, como muffins, tortas e bolos. Tudo feito pela simpática Giovanna, que é a responsável por elaborar essas tentações italianíssimas.

GOPR2723
PRODUTOS PRA LEVAR PRA CASA E FINGIR QUE FOI VOCÊ QUEM FEZ
GOPR2712
SOBREMESAS

Para os italianos, a hora da comida é sagrada (um verdadeiro culto). Como a ideia é degustar (apreciar), come-se pequenas porções.

E foi o que fiz, afinal sou um comedor compulsivo – um FOOD LOVER.

Pra começar, nada melhor do que uma entrada composta por quatro antepastos acompanhados por saborosas fatias de pão italiano:

  • Vittelo Tonnato (fatias de lombo de vitela assado coberto com uma generosa camada de salsa tonnata e alcaparras);
  • Peperonata (antipasto italiano preparado com três tipos de pimentões, tomate fresco, cebola e vinagre balsâmico);
  • Salada Russa 
  • Insalata di Tonno e Fagioli (salada de feijão branco cozido, cebolas e atum).

Amei todas, especialmente o Vittelo Tonnato com sua carne maturada super macia e o Tonno e Fagioli com o feijão branco misturado com lascas de atum. Nossa, comeria sem parar!!!

G0092754
ANTEPASTOS ACOMPANHADOS COM PÃO ITALIANO

Pra harmonizar com esses antepastos DELICIOSOS, um drink típico italiano chamado de Spritz (prosecco, aperol ou campari, água com gás mais fatia de laranja). Além de ser lindo, é suave, refrescante e não é muito alcoólico.

GOPR2746
SPRITZ – O AUTÊNTICO APERITIVO ITALIANO
GOPR2769
ANTEPASTOS COM PÃO ITALIANO

Após essa entrada maravilhosa, a Giovanna trouxe algo que me deixou inebriado tamanho era o aroma e o frescor. Um mix de raviolis: Ravioli de Zucca (com recheio de jerimum, parmesão, manteiga e sálvia) e Ravioli de Ricota com Espinafre.

Fiquei surpreendido e enebriado pelo o aroma das ervas na manteiga. FANTÁSTICO!

GOPR2777
MIX DE RAVIOLIS

Após essa massa que eu queria que nunca tivesse fim, veio outra tão boa quanto. Um prato tradicionalíssimo italiano – Penne à Carbonara – que quase todo mundo conhece. Já tentei até fazer em casa, porém nem se compara a esse daqui.

GOPR2796
MASSA CARBONARA

Ah, mas se vocês pensaram que eu iria embora sem degustar alguma sobremesa, estão enganados!

E elas vieram logo em dose dupla: Panna Cotta de Coco com Coulis de Maracujá (R$9,90) e Torta de Avelã com Chocolate Branco (R13,90).

Olha só que lindeza!

GOPR2808
PANACOTTA DE COCO COM COULIS DE MARACUJÁ
GOPR2815
TORTA DE AVELÃ E CHOCOLATE BRANCO
IMG_8878
FINALIZANDO A NOITE COM OS “AMICI” GIOVANNA CACITTI, ISAIAS FARIAS E SÍLVIA LEITÃO

Então, gostaram da minha dicona? Eu amei. <3

IL PASTIFICIO

Rua Carlos Pereira Falcão, 184

Boa Viagem – Recife – PE

VEJA TAMBÉM: 

G1152636
VILLA FORIA PIZZERIA & RISTORANTI
G4922371
CHICAMA COZINHA PERUANA

 

 

 

Posts relacionados

5 destinos para fazer turismo rural no Brasil

Recife Coffee realiza sua sexta edição com 25 cafeterias

Buser chega a Pernambuco oferecendo viagens de graça

Comente pelo Facebook